Praia acessível
Rede Praia Acessível: 45 guaritas aptas a realizar o banho assistido

O Programa Rede Praia Acessível, coordenado pela Faders Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, é um marco na inclusão social do verão gaúcho. Parte da Operação Verão Total, ele oferece banhos assistidos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, hoje já em 45 guaritas de 21 municípios, abrangendo praias, piscinas, balneários fluviais e lagunares.
O serviço utiliza cadeiras anfíbias que garantem conforto e segurança e é realizado desde o ano 2012 em parceria com as prefeituras gaúchas. No ano de 2024 foi possível ampliar o mesmo com o reforço do Corpo de Bombeiros Militar do RS. Desde então, os banhos são realizados por guarda-vidas treinados pela equipe da Faders e funcionários da Fundação. Nesta temporada, a instituição alcançou ultrapassou a meta que era de dobrar o número de guaritas acessíveis de 2024 (21), assegurando que mais pessoas possam desfrutar de um verão inclusivo.
Guaritas Acessíveis:
LITORAL NORTE:
Torres (Guaritas 07 e 03)
Arroio do Sal : Balneário Atlântico (Guarita 26) /Rondinha (Guarita 28) / Areias Brancas (Guarita 34) / Arroio do Sal (Guarita 38) /Balneário Figueirinha (Guarita 42)
Terra de Areia: Balneário Santa Rita (Guarita 49)
Capão da Canoa: Curumin (Guarita 51) / Arroio Teixeira (Guarita 56) / Capão Novo (Guarita 61)/ Araçá (Guarita 69) / Capão da Canoa (Guarita 76)
Xangri-lá : Atlântida (Guarita 84) / Xangri-lá (Guarita 92)
Osório: Atlântida Sul (Guarita 108)
Imbé: Imara (Guarita 111) / Mariluz (Guarita 123) / Presidente ( Guarita 127) / Imbé Centro (Guarita 129) / Imbé Central (Guarita 133)
Tramandaí (Guarita 147/ Tramandaí Sul (Guarita 154) / Nova Tramandaí (Guarita 159)
Cidreira: Salinas (Guarita 174) / Cidreira (Guaritas 180 e 184) / Costa d Sol (Guarita 192)
Balneário Pinhal (Guarita 199) / Magistério (Guarita 209)
Palmares do Sul: Quintão (Guarita 215)
Mostardas (Guarita 227)
LITORAL SUL:
Rio Grande: Cassino - (Guaritas 04,10,16)
Santa Vitória do Palmar: Hermenegildo (Guarita 23)
ÁGUAS INTERNAS:
Arambaré
Barra do Ribeiro
Capão da Canoa: Parque Náutico
Cidreira: Lagoa Fortaleza
Cristal
Porto Alegre: Lami
Santo Antônio da Patrulha: Lagoa dos Barros
São Lourenço do Sul
Mais Inclusão, Mais Verão
Para o presidente da Faders, Marco Antônio Lang, o Rede Praia Acessível é mais do que um programa. “É uma ponte para a inclusão e a dignidade. Nossa meta era dobrar o número de guaritas acessíveis, e conseguimos, já ultrapassamos... No domingo, com a inauguração da Guarita em Itapuã em Viamão, completamos 45 em pelo funcionamento! Isso mostra que estamos no caminho certo para um verão mais acessível para todos."
Municípios: Torres, Arroio do Sal, Terra de Areia, Capão da Canoa, Xangri-lá, Osório, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Arambaré, Barra do Ribeiro, Cristal, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Viamão.
Informações

Para saber mais sobre o programa Rede Praia Acessível ou consultar os locais e horários de atendimento, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (51) 98594-5900 ou acessar o QR Code.
Aproveite o Verão com Acessibilidade!
A Faders e a Sedes reafirmam seu compromisso com a inclusão e a promoção da cidadania, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, possam usufruir da temporada de verão com liberdade, conforto e segurança.